Bons momentos merecem ser compartilhados com as pessoas mais importantes da sua vida. E nada melhor do que eternizá-los em eventos que podem proporcionar, em um buffet ideal, experiências incríveis para você e seus convidados.

Se você está organizando um evento, separamos algumas dicas importantes para usufruir de momentos prazerosos. Confira abaixo 3 passos para escolher o buffet ideal para o seu evento.

Passo 1: Coletar informações essenciais

Fazer eventos envolve muita organização e jogo de cintura, o que pode ser um grande desafio. Seja para casamentos ou bodas, aniversários, batizados, chá bars, corporativos, encontros, reuniões especiais ou festas em geral.

Independente da proporção do evento, antes de começar a selecionar o buffet ideal é preciso levar em consideração 4 questões:

O local

  • Será no próprio buffet ou em outro local?
  • Comporta até quantas pessoas?
  • É de fácil acesso ou precisará de instruções?
  • Tem estacionamento adequada para os convidados?
  • É coberto ou com áreas abertas?
  • Necessita de ambientes específicos? (Cozinha ampla, espaço kids e etc)

O horário

  • Início de manhã, tarde ou noite?
  • Qual previsão de tempo para o evento?
  • Duração, será apenas algumas horas, períodos ou dias?

A lista de convidados

  • Logística de convidados, confirmados e em aberto.
  • Qual a faixa etária?
  • Considerar o perfil geral e de cada grupo?
  • Tem preferências e restrições alimentares?

As prioridades

  • O que você faz questão que tenha no evento?
  • Terá temática ou será conforme os gostos pessoais?
  • Quais os diferenciais?

Passo 2: Estipule o buffet ideal

Os comes e bebes são verdadeiros atrativos nas comemorações. Portanto, ao escolher o buffet ideal, defina primeiramente os tipos que se adequam ao evento e o que você deseja proporcionar aos seus convidados.

Veja abaixo 6 tipos diferentes de serviços que você poderá optar:

Americano

Esse tipo de buffet proporciona mais liberdade a você e seus convidados. Nesse modelo são dispostas ilhas e estações com diversas opções para que cada pessoa possa se servir como, quanto e quando quiser.

Por estarem expostos é preciso ter equipamentos próprios para manter a comida aquecida ou refrigerada adequadamente. Assim como atenção aos insumos do menu.

Coquetel

Modelo de buffet volante caracterizado pelo serviço do garçom no evento. Os profissionais circulam pelo salão servindo os convidados.

As opções variam, desde finger foods (comidas para comer com a mão), canapés quentes ou frios, salgados, doces, bebidas e afins. Podendo, ou não, ser seguido de um prato.

No caso da opção exclusiva finger food  são servidos apenas petiscos que não tenham necessidade do uso de talheres e outros utensílios.

Coffee break ou welcome coffee

Oferecido normalmente para recepções de boas vindas a convidados especiais ou eventos corporativos. É o mesmo modelo do americano, mas é servido em pausas devido a programação do evento.

Brunch

Principal opção para eventos diurnos, o brunch é uma ótima opção que substitui uma refeição mais substanciosa. São servidos opções leves de quitutes e lanches. Pode ser no estilo coquetel ou americano.

Empratado

Esse estilo é muito comum em eventos que requerem um decoro maior ou com muitas pessoas mais tradicionais, já que os pratos são montados e levados aos convidados na mesa. Ou seja, as opções estão pré-definidas, inclusive os pratos são servidos em horários determinados.

A vantagem é justamente a organização e a desvantagem é a socialização mínima e mais contraída, já que não há a necessidade de levantar-se para pegar a comida e interagir com outras pessoas se não as sentadas por perto.

Serviço à francesa

Esse tipo de buffet é pouco adotado aqui no Brasil. Os pratos dos almoços ou jantares são levados na mesa em travessas com diversas opções para que o próprio convidado se sirva.

Passo 3: Defina o menu

Após definir os tópicos acima, você poderá indicar aos profissionais envolvidos no evento exatamente o que deseja. O menu, por exemplo, envolverá diversas opções de petiscos, pratos principais, sobremesas e/ou bebidas.

Na hora de selecionar as opções leve em consideração a quantidade de convidados, variedade de opções, também a atenção na preparação caso alguns convidados tenham alergias e/ou restrições alimentares.

Caso queira se atentar ainda mais com a questão, converse diretamente com o chef ou responsável pela cozinha e organização do buffet para personalização e tratamentos especiais.

Depois desses 3 passos, ficará muito mais fácil escolher o buffet ideal para o seu evento, que além de proporcionar serviço personalizado à você, também oferecerá uma ótima experiência aos seus convidados.

E você, já conhece o Grão 3 Eventos?

O Grão 3 Eventos é uma das vertentes da marca. Oferecemos uma estrutura diferenciada com cardápio pensado exclusivamente nas necessidades de cada evento, com um atendimento personalizado para oferecer para a sua comemoração o que há de melhor.

Você e seus convidados poderão usufruir de um ambiente preparado para receber até 80 convidados. Serviço de garçom, barman, uso de utensílios finos e buffet com cardápio exclusivo desenvolvido pela chef Denise Bologna e sua equipe.

Atendemos casamentos, mini wedding, bodas, aniversários, confrarias, comemorações corporativas, convenções, encontros especiais e festas em geral. Para consulta da agenda, mais informações e cotação do serviço de buffet ideal para o seu evento, clique aqui.