Um pouco diferente do fazemos no dia a dia, em certos ambientes é preciso seguir um certo decoro. Como a etiqueta de talheres que pode melhorar ainda mais a experiência na hora de aproveitar a refeição em estabelecimentos gastronômicos.

As regras de etiquetas foram criadas há muito tempo, é uma tradição que foi perdendo um pouco do espaço com o passar das gerações, mas gostamos muito de trazer conhecimento acerca da história da gastronomia. Por isso, criamos esse conteúdo que apresenta para você a disposição dos itens foram pensados para otimizar as refeições.

Separamos abaixo 3 tópicos para você se sentir confortável em qualquer ambiente, sejam com as regras clássicas ou com as regras contemporâneas. Veja!

Principais regras de etiqueta de talheres

1. Disposição dos talheres na mesa


Em uma reunião mais formal é comum a mesa posta com todos os utensílios acima. Já em outros eventos mais informais isso pode não se aplicar. Tudo vai depender da situação, do momento e do universo que se está inserido.

Na etiqueta de talheres, a mesa é posta da seguinte maneira:

  • lado direito: facas e colheres;
  • esquerdo: garfos,
  • e no centro superior os talheres de sobremesa.

Facas sempre estarão do lado direito, pois é a mão que será usada para cortar ou partir os alimentos. Os chefs também colocam tais alimentos na parte direita do prato.

Demais itens da mesa:

  • diagonal esquerda: prato e espátula para pão;
  • centro: pratos;
  • e diagonal direita: taças e copos.

O guardanapo pode estar dentro do prato, assim como na lateral esquerda.

2. Ordem correta de utilização

Você já deve ter ouvido em algum filme que a maneira correta de usá-los é “de fora para dentro”. Mas essa regra se aplica em todas as ocasiões?

Em eventos e restaurante com serviço formal é comum a mesa já posta com os devidos talheres e de acordo com os pratos que serão servidos. Então a regra acima pode ser aplicada.

No caso do serviço informal, de restaurantes ou buffet de serviço americano os garçons são responsáveis por servir bebidas e retirar os pratos usados. Então use os disponíveis na mesa ou solicite talheres específicos.

Em ambas as situações comece pelos talheres expostos do lado de fora, avançando conforme as refeições, sendo: sopas, entradas, peixes, mesa e sobremesa.

3. Regras gerais de como se portar à mesa

A etiqueta de talheres servem para otimizar a sua refeição e o serviço da equipe, bem como questões de respeito às pessoas que estão na mesa com você.

Como por exemplo: Os garçons são instruídos para servir os pratos pelo lado direito do cliente, mas há exceções. Então, para evitar acidentes quando o mesmo for servir o prato na mesa o indicado é não se mover bruscamente na cadeira.

Confira abaixo algumas regras gerais de etiqueta de talheres à mesa:

  • Em alguns restaurantes é oferecido ao cliente o guardanapo específico para ser colocado no pescoço. Nos demais, abra o guardanapo de pano em apenas uma dobra e disponha no colo e utilize para limpar a boca quando necessário.
  • Ao se ausentar da mesa, dobre o guardanapo de modo que a parte suja não fique aparente. Deposite sobre a mesa do lado esquerdo do prato.
  • Na hora de comer, mantenha o corpo perto da mesa, mas não se incline sobre o prato. Evite também deixar os braços abertos, pois pode atrapalhar as pessoas ao seu lado.
  • No caso de pães, pode-se usar a mão para pegar os pedaços e parti-los, depositando em seguida no prato de pães.
  • Ao usar a colher para tomar sopas ou outros alimentos líquidos, sempre vire a colher de lado, não de frente virando na direção da boca. Isso impede que o líquido escorra da boca para fora.
  • Há dois estilos aceitos de comer o alimento:
    1. europeu: utilize a mão direita para cortar e esquerda para levar o alimento à boca;
    2. e americano: garfo segura o alimento com a esquerda, mas na hora de comer, descansa a faca no prato e transfere o garfo para a mão direita.
  • A faca deve ser usada para partir e cortar os alimentos. Então quando não estiver usando, deixe apoiada na borda direita do prato com a lâmina voltada para dentro. O descanso também vale para garfos e colheres.
  • Ao tentar juntar os alimentos no prato você deve primordialmente usar o garfo, sem o auxílio da faca ou colher. A faca pode ser usada como apoio, não como uma “pá”.
  • Nessa questão de apoio, no caso de massa como o linguine e o espaguete, para facilitar pode-se usar a colher para enrolar a massa no garfo.
  • Não converse com os talheres na mão, gesticulando. Apoie dentro do prato nos cantos superiores em diagonal e separados, isso também indica “pausa”, assim evita que o garçom tire o seu prato quando ainda está comendo.
  • Ao terminar a refeição apoie os talheres juntos dentro do prato de forma paralela. A forma mais recomendada é colocar na horizontal com os cabos das talheres voltados para o lado direto pois auxilia o garçom na retirada.
  • Na última refeição, a sobremesa, a maioria dos itens do início do evento já não estarão na mesa, então será sem erro.

Primordialmente as regras foram criadas para destros, mas caso seja canhoto não fique desconfortável. No início da refeição de maneira discreta, troque os talheres na mão ou coma de uma maneira mais confortável para você.

Algumas pessoas podem chamar de antiquadas, outros de respeito. Mas no final quem decide se seguirá as regras de etiqueta de talheres, é você. Seja qual for o ambiente aproveite ao máximo e deixe cada momento especial.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre as tradições da gastronomia, se quiser adotar as nossas dicas no nosso bistrô, fique à vontade, mas se sentir melhor utilizando as regras que são adequadas para você, também sinta-se muito confortável para isso.